Você é daquelas pessoas que não fazem ideia do que seria SEO? Ou que até possui uma noção sobre o assunto, mas nada muito elaborado ou suficientemente capaz de auxiliar o seu site melhor se posicionar na internet? Se a sua resposta foi sim para as perguntas citadas acima, pode-se dizer que você tem perdido uma grande oportunidade de tornar o seu negócio digital um sucesso. O SEO (Search Engine Optimization) é um dos termos mais procurados nos dias atuais e, justamente por promover o melhor posicionamento.

 

Com tamanha importância sobre essas técnicas é comum as pessoas buscarem por uma maneira eficiente de desenvolvê-las, mas por não terem conhecimento amplo e preciso acabam fazendo o uso dessas técnicas de maneira errônea, que inclusive podem render resultados negativos que prejudicam a imagem do seu site nos motores de busca. Entre os principais “erros” encontra-se o uso exagerado de palavras-chave, a não utilização de endereços (URLs) otimizados e além do uso de um conteúdo duplicado e muitos outros.

 

Mas para te auxiliar diante da ideia de analisar seu site e melhorar o posicionamento do mesmo, vamos compartilhar algumas dicas de ferramentas de SEO que tendem a servir de apoio no momento de usufruir destas técnicas. Ao todo são 10 ferramentas que são eficientes na tarefa de ajudar a melhor posicionar o seu site na internet e inclusive, há a possibilidade de usá-las de forma tranquila, pois elas oferecem as mais variadas opções de controle e passam a te auxiliar a evitar os erros prejudiciais que foram citados acima.

 

1. Ferramentas de SEO | Google Search Console

O Google Search Console é conhecido como uma das principais opções para pessoas ao qual desejam garantir a “saúde” do seu site. Essa ferramenta é ideal para os iniciantes a partir das técnicas de SEO, principalmente por permitir uma facilidade intensa para com a navegação no painel de controle da ferramenta e não obter necessidade de cadastro.

No caso, o Google Search Console oferece para os seus usuários a possibilidade de fazer o monitoramento e manter a presença do seu site nos resultados de buscas feitas sobre o painel de pesquisa Google. Assim, pode-se inclusive entender como o Google enxerga o seu site e desenvolver várias técnicas que possam otimizar o desempenho do mesmo.

Ferramentas de SEO - Google Search Console

 

2. Ferramentas de SEO | Google Keyword Planner

Mais uma ferramenta do Google que promete facilitar a busca pelo posicionamento dos sites. Essa ferramenta Google Keyword Planner pode ser integrado ao famoso Analytics, permitindo facilitar ainda mais o processo de busca por palavras-chave eficientes para o seu conteúdo – seja a página de forma geral, um texto ou imagens e vídeos que divulga.

Essa é uma das ferramentas de SEO mais exploradas nos últimos meses e que promove facilidades aos usuários, como o caso da pesquisa de palavras-chaves e ideais de grupos de anúncios, além disso, pode-se “testar” palavras para saber qual o tráfego elas geram.

Ferramentas de SEO - Google Keyword Planner

 

3. Ferramentas de SEO | Google Mobile Friendly Test

Como se não bastasse as outras duas opções acima serem desenvolvidas pelo Google, a opção atual também pertence a empresa. No caso a ferramenta Google Mobile Friendly Test se torna eficiente na análise do seu site, tendo como objetivo principal determinar se o mesmo é amigável com os dispositivos móveis – algo imprescindível nos dias atuais.

A ferramenta é de fácil navegação e não necessita de muitos segredos ou conhecimento para solicitar a avaliação do seu site. Basta compartilhar o endereço da página e realizar a solicitação. Se o resultado for positivo, ótimo. Caso contrário deve-se fazer mudanças, e que tecnicamente, acabam influenciando de forma positiva no aumento da audiência.

Ferramentas de SEO - Google Mobile Friendly Test

 

4. Ferramentas de SEO | SEMrush

Ter conhecimento a respeito do seu site ou inclusive saber informações precisas sobre o site do seu concorrente é algo que todo empreendedor deseja, correto? Neste caso, ao usar a ferramenta SEMrush é possível buscar o site que deseja e contar com uma ampla variedade de dados, que por sinal, tendem te ajudar (e muito) a impulsionar o seu site.

A ferramenta SEMrush oferece um número alto de dados sobre a página pesquisa e por isso acaba sendo um pouco confusa em um primeiro instante, mas para solucionar esse problema basta analisar as informações aos poucos e, com o auxílio de um profissional, assim pode descobrir quais as melhores estratégias para melhorar seu posicionamento.

Ferramentas de SEO - SemRush

 

5. Ferramentas de SEO | SEOquake

Para as pessoas que se simpatizam com as extensões instaladas em navegadores ocorre a possibilidade de usufruir da ferramenta SEOquake. A ferramenta pode ser instalada a partir dos navegadores Chrome, Firefox, Opera e Safari de forma simples, tendo grande chance de analisar links, comparar URLs e exportar dados aleatórios sobre a sua página.

A SEOquake é uma das ferramentas de SEO mais simples de manusear e por isso tende a ser a opção ideal para os iniciantes ou com conhecimento limitado sobre SEO. Com as opções disponíveis o usuário identifica erros sobre a página e oferece a possibilidade de realizar auditorias on-page em qualquer página e inclusive usá-las com os concorrentes.

Ferramentas SEO - SEOquake

 

6. Ferramentas de SEO | Varvy SEO Tool

Considerada uma das ferramentas de SEO mais interessantes para o uso dos iniciantes, a Varvy SEO tool tem como objetivo ajudar seus usuários a terem uma página adaptada para com as determinações e orientações que são feitas pelo Google. Assim, basta que compartilhe o endereço do site e comece a analisá-lo em busca de propor as mudanças.

Essa ferramenta Varvy SEO tool ainda examina diferentes áreas do seu site, como o caso das análises de acesso Googlebot, dispositivos móveis, segurança, acessibilidade, textos alternativos para imagens, velocidade da página e muitos outros. Seria uma opção mais simples do que as outras, mas que tende suprir as necessidades dos iniciantes em SEO.

Ferramentas de SEO - Varvy. SEO Tool

 

7. Ferramentas de SEO | Slerpee

Outra opção interessante de ferramentas de SEO seria a Slerpee, que pode te ajudar no desenvolvimento de uma página que instiga o clique dos usuários que pesquisam sobre assuntos relacionados a sua página com ajuda dos principais motores de busca do país.

A ferramenta compartilha com os usuários como o site de cada um é apresentado sobre os motores de busca, tendo acesso também às dicas que passam a auxiliar na melhoria da sua página e assim proporcionar um posicionamento mais interessante. A Slerpee se torna capaz inclusive de planejar diversas alterações sem a necessidade de modificá-las.

Ferramentas de SEO - Slerpee

 

8. Ferramentas de SEO | Gogretel

Essa ferramenta seria muito semelhante a Varvy SEO tool, mas a mesma acaba obtendo o maior destaque por oferecer maiores opções de análises e dicas para melhorar todo o posicionamento do seu site. Trata-se de uma ferramenta simples de manusear e assim, se torna uma opção interessante para as pessoas que não têm conhecimentos em SEO.

A Gogretel permite analisar o site e saber se ele segue todas as orientações do Google, assim como as outras informações que são compartilhadas de forma dividida, como no caso das informações básicas, as análises de conteúdo e a usabilidade e velocidade do site.

Ferramentas de SEO - Gogretel

 

9 . Ferramentas de SEO | Keyword Tool

Para os iniciantes em SEO que não conhecem a eficiência da palavra-chave e que não se familiarizam a busca de palavras mais interessantes para a sua página, conteúdo e outro é possível contar com a ferramenta Keyword Tool que oferece precisar para usar em seu site.

A ferramenta basicamente simplifica o processo de busca por palavras-chave e inclusive oferece a possibilidade de download para os resultados obtidos na pesquisa, e assim se torna possível analisar os resultados que foram obtidos com a pesquisa sempre que for necessário. Trata-se de uma ferramenta simplificada e por isso, é ideal para os iniciantes.

Ferramentas de SEO - Keyword Tool

 

10. Ferramentas de SEO | Keyword In

A Keyword In é a ferramenta ideal para as pessoas que buscam por criatividade ao invés de simplicidade de navegação. No caso, a ferramenta pode ajudar a testar as diferentes palavras-chave e inclusive, formular palavras que sejam eficientes para o que necessita.

Com essa ferramenta o usuário tende a encontrar as opções de palavras-chave que são compostas pela cauda longa de forma rápida, o que tecnicamente pode te ajudar sobre o processo de criação dos conteúdos do seu site. Assim, ocorre a possibilidade de notar a eficiência das palavras-chave para obter uma melhora no posicionamento de seu site.

Ferramentas de SEO - Keyword In

 

Essas são as ferramentas de SEO que podem te ajudar a analisar seu site e ainda proporcionam uma melhora interessante no seu posicionamento diante dos mais variados motores de busca, em especial o Google. Teste as ferramentas e citadas, para que assim possa aumentar os resultados positivos que obtém com seu site ou blog e deixe aqui seu comentário sobre o que achou delas.

A propósito, se você tem um negócio online, site ou blog e gostaria que eu pessoalmente lhe ajuda-se a otimiza-lo para os mecanismos de buscas e com isso aumentar seu faturamento, entre em contato comigo aqui ou pelo formulário aqui abaixo para que possamos conversar um pouco e entender como posso ajudar seu negócio a vender mais todos os dias.

Um forte abraço e até breve!

Seu Nome (Obrigatório)

Seu Melhor E-mail (Obrigatório)

Seu Whatsapp ou Telefone com DDD (Obrigatório)

Qual a sua maior dificuldade para vender mais e como posso lhe ajudar?


10 ferramentas de SEO para Analisar seu Site e melhorar seu Posicionamento
Avalie esse artigo
Vem comigo

Bruno Cortes

Expert em Vendas Online | Marketing Digital em Bruno Cortes
Formado em Tecnologia da Informação, Gerente de E-Commerce e Especialista em Vendas Online, sou uma pessoa que respira o mundo online, com minha Consultoria em Marketing Digital venho ajudando empresas e pessoas a estruturar seus negócios para ganhar dinheiro na internet.
Vem comigo