Muitos empreendedores quando procuram minha consultoria fazem a seguinte pergunta, ” Como divulgar minha empresa na internet sem jogar dinheiro fora?

Mas, como assim Bruno, sem jogar dinheiro fora? Eu explico, com o crescimento da competitividade na internet as estratégias de marketing digital se tornam cada vez mais importantes.

Muitas empresas já estão investindo para que possam se tornar mais assertivas em suas estratégias, superar seus concorrentes, investindo de maneira correta e aumentando o seu trafego em suas campanhas, consequentemente aumentando a quantidade de novos clientes e gerando mais vendas para o seu negócio.

Para ajudar os empreendedores que estão em busca da resposta sobre como divulgar sua empresa na Internet e principalmente, sem jogar dinheiro fora, eu Bruno Cortes, Consultor de Marketing Digital e Especialista em Vendas Online, elaborei esse artigo com algumas sacadas que vão lhe ajudar muito.

A primeira sacada que você precisa entender é a diferença entre GASTAR e INVESTIR.

GASTAR: É quando você investe e não tem retorno (Jogar dinheiro fora)

INVESTIR: Quando você investe e tem retorno

Agora, que você já entendeu esse conceito,que diferencia gastar e investir vamos aos fatos.

Planejamento é a primeira estratégia de Marketing Digital

Em qualquer negócio, elaborar um planejamento das estratégias de marketing digital é fundamental para conseguir divulgar sua empresa na Internet e criar um plano de ação para alcançar o seu público-alvo de maneira mais fácil.

Estabeleça uma estratégia completa, pensando nos comportamentos de consumo do seu público-alvo e na melhor forma de encontrá-los. De nada adiantará você criar uma série de ações se não houver um planejamento estratégico inicial com uma clara definição de público-alvo e canais a serem utilizados (Site, Blog, Facebook, Youtube etc).

Você deve fazer uma pesquisa detalhada para descobrir quais são os principais hábitos dos seus possíveis clientes, para então decidir em quais formas de divulgação investir.

Se você quer saber mais a fundo sobre como definir o seu público-alvo para sua empresa e assim iniciar o seu planejamento, confira meu artigo Como definir o público-alvo da minha empresa?

Vou dividir o artigo em 4 principais sacadas, que são:

  • Marketing de Conteúdo – Inbound Marketing
  • Marketing de Busca – SEO
  • E-mail Marketing – Campanhas de Engajamento e Conversão
  • Marketing nas Redes Sociais

Depois de definir o seu público-alvo e preparar o seu plano de negócio você já tem quais canais realmente consegue criar ações para atingi-los e agora vai ser possível que com ajuda de ferramentas de monitoramento como o Google Analytics possa medir com exatidão seus resultados e investir melhor, assim, já dando o primeiro passo para não jogar mais dinheiro fora.

Agora, se você me acompanhou até aqui, fique atento aos próximos passos pois são essenciais para o sucesso do seu negócio na internet.

 

Marketing de Conteúdo – Inbound Marketing |Como divulgar minha empresa na internet sem jogar dinheiro fora

Marketing de Conteúdo – Inbound Marketing

Essa é uma estratégia fundamental se você quer divulgar sua empresa na internet e ao mesmo tempo gerar um ativo para o seu negócio.

Quando me refiro a um ativo, quero dizer que vai gerar uma recorrência de trafego para o seu negócio e por isso digo ser fundamental essa ação.

O marketing de conteúdo é uma estratégia onde você busca ajudar o seu público de alguma maneira, o seu objetivo é se tornar solucionador de um problemas.

Dessa forma vai envolvendo o público e se colocando como alternativa para solução de problemas na sua área de atuação.
Uma das vantagens dessa estratégia é seu baixo custo e a qualidade do tráfego que você atrairá para o seu site.

Para isso, a primeira coisa que você precisa fazer, é planejar a sua linha editorial, você precisa entender quais são as dificuldades do seu público-alvo e ajuda-los a resolver, mais do que isso, você precisa ajuda-los de maneira única.

Sempre que criar um conteúdo para o seu site ou blog, você deve criar algo melhor do que os seus concorrentes e único.

Então, quando você estiver criando sua linha editorial, pesquise seus concorrentes, pesquise o que o mercado está fazendo e faça melhor. Dedique seu tempo para essa pesquisa e elabore algo único, relevante e 10x melhor.

Ainda falando de marketing de conteúdo, você precisa criar mais conteúdo, quando digo isso, quero dizer que precisa criar conteúdo em artigos no seu blog, vídeos no seu canal do youtube e Facebook, postagens no instagram e todos os canais que você identificou que seu público utiliza.

Dessa maneira a sua chance de atingir seus futuros clientes crescem exponencialmente pois poderá manter contato com seu nicho.

 

Marketing de Busca SEO |Como divulgar minha empresa na internet sem jogar dinheiro fora

Marketing de Busca – SEO

Quando se pensa em divulgar uma empresa na internet, a primeira coisa que vem à cabeça é um site ou blog, correto? Ok, mas essa estratégia sozinha não tem nenhum efeito para a conquista de novos clientes.

De nada adianta criar um site ou blog se o seu público-alvo não encontra o seu site facilmente, quando isso ocorre, a grande maioria dos casos se dá ao fato da empresa não ter uma boa presença online, aí que entra o SEO como peça fundamental nesse processo.

Se você não sabe, SEO é a sigla em inglês de (Search Engine Optimization) que nada mais é que a otimização do seu site para os mecanismos de buscas, no caso o Google.

As técnicas de SEO são utilizadas para que seu site tenha destaque nas páginas de respostas do Google, para que quando alguém efetue uma busca por alguma coisa relacionada ao seu negócio, o buscador apresente entre suas respostas o seu site bem posicionado.

Nos dias de hoje, ser encontrado no Google com facilidade, é o primeiro passo para a divulgação de uma empresa, e por isso, deve ser prioridade de qualquer campanha de marketing digital.

Se a estrutura seu site não foi planejada para o marketing de busca, de nada adiantará o emprego das outras técnicas e dificilmente conseguirá colocar suas páginas em boas posições nos resultados orgânicos do Google.

 

Marketing nas Redes Sociais | Como divulgar minha empresa na internet sem jogar dinheiro fora

Marketing nas Redes Sociais

As redes sociais são uma ferramenta poderosa para divulgar o seu negócio na internet. Criando a sua página nas redes sociais que os seus clientes usam, você aproxima a sua relação com os clientes e pode gerar mais engajamento por parte deles.

A diferencial que vou lhe ensinar é que você deve promover o seu conteúdo de maneira inteligente. Postar uma única só vez o seu conteúdo no Facebook não é a melhor maneira de distribuir seu conteúdo.

No primeiro passo, lhe mostrei que você deve criar um conteúdo único, melhor que seus concorrentes e diversificado. Todo esse conteúdo que você vai criar, você deve distribuir de maneira inteligente.

Por exemplo, você criou um vídeo, você deve importa-lo diretamente no Facebook, transcrever o conteúdo do vídeo ou pelo menos os principais tópicos em um artigo no seu blog, subir o vídeo no YouTube e assim nos demais canais que identificou como os meios de comunicação com seu público.

Dica Bônus: Não coloque o link do seu vídeo do youtube no Facebook, suba o vídeo diretamente para o Facebook pois isso vai ajudar no engajamento além do vídeo ficar na sua biblioteca da página.

Se sua empresa ainda não possui uma Fanpage no Facebook, nesse artigo eu ensino o passo a passo de como criar uma, Fanpage no Facebook | Como criar uma página para o seu negócio ou se você já tem e gostaria de algumas dicas esse outro artigo pode lhe ajudar a não tomar ações erradas e melhorar seu engajamento 10 coisas que você não deve fazer na sua Fanpage do Facebook.

 

E-mail Marketing – Campanhas de Engajamento e Conversão | Como divulgar minha empresa na internet sem jogar dinheiro fora

E-mail Marketing – Campanhas de Engajamento e Conversão

Por último e não menos importante, na verdade acredito que uma das sacadas mais importantes é o e-mail marketing.

Muitas pessoas acreditam que o e-mail marketing não funciona mais, devido à grande quantidade de SPAM e os envios de e-mails não solicitados, mas isso é um grande erro.

Baseado na comunicação direta com pessoas interessadas no seu negócio, o e-mail marketing com certeza é um dos meios mais rentáveis e poderosos de divulgação da sua empresa na internet.

Se você consegue criar uma campanha de engajamento e conversão e nela capturar o e-mail do seu futuro cliente, você realmente está ganhando muitos pontos para chegar ao seu objetivo de não jogar dinheiro fora, parando de gastar e passando a investir.

Você deve preparar uma campanha de engajamento e conversão para a sua empresa, existem algumas estratégias para criar essa campanha, mas a que eu acredito que funcione melhor é a que chamo de Dar para Receber.

Ela se trata de criar um sistema de vendas online onde você vai dar algo de valor para o seu público-alvo e vai receber algo em troca, no caso, seu e-mail para que possa se comunicar diretamente com ele e ao final oferecer o seu produto ou serviço de maneira estratégica.

Com isso você consegue falar de maneira pessoal com o seu público-alvo e obter um feedback direto sobre cada estratégia que aplica.

O e-mail marketing deve estar bem conectado com a sua estratégia de marketing e deve ser usado com o objetivo de criar um relacionamento direto com os clientes para que eles se interessem pelo seu conteúdo, criem expectativa para receber novidades e no final possa converter em uma venda.

Vamos recapitular o que você aprendeu hoje:

  1. Criar seu plano de negócio para definir o seu público-alvo;
  2. Criar um conteúdo único, melhor que seus concorrentes e diversificado;
  3. Otimizar a sua presença online para os mecanismos de buscas utilizando as técnicas de SEO;
  4. Promover seu conteúdo diversificado nas Redes Sociais;
  5. Criar uma campanha de e-mail marketing para engajamento e conversão da venda do seu produto ou serviço.

Então é isso, espero ter ajudado você a planejar uma nova estratégia para o seu negócio e assim conseguir divulgar sua empresa na internet sem jogar dinheiro fora.

Mas se você tem alguma dúvida ou precisa de ajuda para o seu negócio entre em contato comigo, sera um prazer poder ajudá-lo, aqui abaixo tem um formulário de contato onde você pode falar diretamente comigo.

Muito obrigado por acompanhar meu artigo até o próximo e um forte abraço!

Seu Nome (Obrigatório)

Seu Melhor E-mail (Obrigatório)

Seu Whatsapp ou Telefone com DDD (Obrigatório)

Qual a sua maior dificuldade para vender mais e como posso lhe ajudar?


Como divulgar minha empresa na internet sem jogar dinheiro fora
Avalie esse artigo
Vem comigo

Bruno Cortes

Expert em Vendas Online | Marketing Digital em Bruno Cortes
Formado em Tecnologia da Informação, Gerente de E-Commerce e Especialista em Vendas Online, sou uma pessoa que respira o mundo online, com minha Consultoria em Marketing Digital venho ajudando empresas e pessoas a estruturar seus negócios para ganhar dinheiro na internet.
Vem comigo