Olá, tudo bem? Meu nome é Bruno Cortes, Especialista em Vendas Online e hoje vou falar um pouco sobre um assunto muito importante, em minhas consultorias, uma pergunta que sempre me fazem é: Como definir público-alvo da minha empresa?

Quando se planeja abrir um negócio, existem diversos fatores que devem se considerar para que sua ideia saia do papel e alcance o sucesso.

Tanto você empreendedor que está iniciando sua empresa como você que já possui uma, é necessário montar um plano de negócio, saber quem são os seus clientes, qual a idade, sexo, seus hábitos e com essas informações, determinar quem é o seu público-alvo.

A internet tem o poder de levar ao seu público-alvo a sua mensagem, ela permite que em frações de segundos consiga atingi-los, porém, é fundamental uma boa definição de seu Target (alvo), as pessoas que você deseja atingir com a sua ação, isso é, definir o seu público-alvo.

Vou dividir esse artigo em alguns tópicos para que possa entender melhor, vamos lá:

Planejamento

É importante conhecer muito bem o mercado que pretende trabalhar, quanto mais informações, melhor. Qual a idade dos meus clientes? Qual o sexo? Onde estão presentes? Quais redes sociais utilizam com mais frequência? Qual a linguagem do meu público?

São diversas informações que se deve obter, mas, sempre estrategicamente para não se perder tempo com o que não fara diferença em sua estratégia.

Todo planejamento começa com pesquisa, adquirir conhecimento para definição de metas a alcançar e objetivos bem definidos, para ao final de uma ação possa saber, exatamente quais resultados alcançou e quais você ainda deve aperfeiçoar.

Definição de foco

Nesse momento, você já definiu seu Público-Alvo, mas também não adianta sair atirando para todos os lados. Quanto mais abrangente for o mercado, mais difícil e mais cara será a operação.

Busque por nichos específicos, faça uma segmentação de clientes, aquele grupo específico que valerá a pena focar seus principais esforços, assim poderá atendê-los melhor, já que conhece suas necessidades.

Observe e analise

Se você já tem seu negócio em funcionamento, aproveite todos os contatos que recebe de seus clientes para entender quais são suas reais necessidades.

Observe o seu comportamento de compra, pergunte ao seu cliente em que você poderia melhorar o seu produto ou serviço. Algumas dessas informações podem ajudar muito em sua estratégia.

No caso de ainda estar iniciando sua empresa, ou até mesmo você que já tem, uma dica muito importante é que pesquise seus concorrentes, procure saber quais são as táticas que estão utilizando, o que está dando certo e o que estão fazendo de errado, não para que possa imita-los, mas para obter informações de como fazer melhor.

Bom, obrigado por ter acompanhado meu artigo até o final, espero ter ajudado a solucionar essa dúvida de como definir o público-alvo da sua empresa.

Se você ainda tem dúvidas comente aqui a baixo e se deseja contratar uma Consultoria de Marketing Digital para que eu possa ajudar a sua empresa a aumentar suas vendas através da internet vendendo todos os dias, fale comigo, será um prazer ajuda-lo.

Vou ficando por aqui, forte abraço e até o próximo.

Como definir o público-alvo da minha empresa?
Avalie esse artigo
Vem comigo

Bruno Cortes

Expert em Vendas Online | Marketing Digital em Bruno Cortes
Formado em Tecnologia da Informação, Gerente de E-Commerce e Especialista em Vendas Online, sou uma pessoa que respira o mundo online, com minha Consultoria em Marketing Digital venho ajudando empresas e pessoas a estruturar seus negócios para ganhar dinheiro na internet.
Vem comigo