Olá, tudo bem? Hoje, vou lhe ensinar como escrever um bom artigo para blog, pois uma coisa que muitas pessoas tem dificuldade é criar conteúdo de qualidade para seu blog.

Em minhas consultorias de Marketing Digital, sempre que coloco para meus clientes como meta, criar conteúdo diário em seu blog, claro que isso não é regra, em determinados nichos e assuntos que não necessitam de tal frequência.

Para que um artigo seja bom, ele deve ser útil, as pessoas até tem muito a dizer, mas não sabem como. E você, está nesse grupo de pessoas?

Sim? Então largue tudo o que está fazendo e preste atenção no conteúdo dessa leitura, ela foi feita especialmente para você.

1 – Se organize, pense e depois escreva.

Vamos começar pela organização de ideias, pois nenhuma ideia nasce do nada, por esse motivo, nada como um bom brainstorm para isso.

Para que um brainstorm seja bom, aconselho que você utilize um software para criar mapas mentais, sugiro o MindMeister que é bem simples de se utilizar.

A partir dessa organização, novas ideias serão geradas a partir das ideias antigas, facilitando seu trabalho melhorando assim a qualidade do artigo que deseja entregar.

Uma dica é que não se prenda a um modelo fixo, pense que cada ramificação é um subtópico de um tópico maior, deixe suas ideias fluírem e quando decidir pelas que valem a pena, finalize seu mapa mental.

Com esse método, você conseguirá organizar toda a estrutura do artigo de uma só vez, sendo muito mais eficaz do que simplesmente começar a escrever do zero.

2 – Escreva seu artigo para pessoas

7 DICAS DE COMO ESCREVER UM BOM ARTIGO PARA BLOG - ESCREVA PARA PESSOAS

Atualmente vivemos em um mundo cada vez mais online, onde vivemos praticamente dentro das redes sociais, criando, compartilhando e curtindo coisas em comum.

Já há algum tempo muitas empresas notaram que as pessoas querem cada vez mais essa humanização e estão focadas criando conteúdos e ações nesse sentido.

Então, se você ainda está tentando se comunicar com seu público de maneira formal, esqueça. Quando estiver ai sentado escrevendo seu artigo, lembre-se de quem é o seu público, fale a língua dele, utilize-se de termos e expressões que estão habituados e nunca utilize termos fora desse contexto.

Não importa qual o assunto que esteja escrevendo, o conteúdo para um bom artigo é aquele que qualquer um consegue entender.

3 – O conteúdo começa com o título

7 DICAS DE COMO ESCREVER UM BOM ARTIGO PARA BLOG - O CONTEÚDO COMEÇA COM O TÍTULO

Gente, vamos parar para pensar, existe uma ordem para as coisas, e desde o ensino fundamental lá na sua infância que a tia ensina dessa forma, então vamos fazer valer os ensinamentos e começar pelo título, e não sair escrevendo para somente depois construir o título.

Com absoluta certeza você terá muito mais facilidade de escrever, pois saberá exatamente qual a meta do seu artigo. Você não vai querer chegar ao final do seu artigo e ficar preso à escolha do título.

4 – Palavra-Chave não pode ser o foco

7 DICAS DE COMO ESCREVER UM BOM ARTIGO PARA BLOG - A PALAVRA CHAVE NÃO PODE SER O FOCO

Você não pode deixar de escrever certo assunto somente porque ele não é muito procurado ou criar títulos e conteúdos focados em palavras-chaves somente porque tem muitas pesquisas.

É claro que palavra-chave é muito importante para o seu blog, mas se você mantiver o foco nisso, vai ter dois problemas a princípio. Primeiro que torna o desenvolvimento do seu conteúdo mais difícil, já que fica um pouco travado a elas.

Em segundo lugar, vai optar por uma briga muito maior, já que estará trabalhando em um artigo com um assunto e palavras-chaves muito procurados, vai brigar com diversos outros autores procurando seu espaço.

5 – Trabalhe com boas imagens e de qualidade

7 DICAS DE COMO ESCREVER UM BOM ARTIGO PARA BLOG - TRABALHE COM BOAS IMAGENS E DE QUALIDADE

Outro ponto muito importante são as imagens que vai utilizar em seu artigo, seja criativo, procure imagens de boa qualidade de resolução e com algum tipo de apelo para o seu conteúdo, algo que seu público identifique você.

Uma dica muito importante é manter um padrão, verifique o tamanho ideal para o seu blog e mantenha uma proporção entre as imagens postadas, isso vai criar um padrão visual, tornando seu artigo muito mais atraente.

6 – Não esqueça os subtítulos

7 DICAS DE COMO ESCREVER UM BOM ARTIGO PARA BLOG - NÃO ESQUEÇA OS SUBTÍTULOS

Utilize H2 (Cabeçalho 2) para aumentar a fonte e destacar as palavras, se possível e os termos se encaixarem utilize palavras-chaves importantes.

Os subtítulos vão ajudar o seu leitor a ter uma visão geral de tudo o que você vai apresentar, assim organizando o conteúdo, destacando quando começa e quando terminal uma parte importante.

7 – Links internos

7 DICAS DE COMO ESCREVER UM BOM ARTIGO PARA BLOG - LINKS INTERNOS

Algo muito importante em relação ao SEO e a construção relacionamento com seu publico é o quanto de tempo o seu leitor vai passar dentro do seu blog.

Utilizando-se de links internos você pode levar seu leitor a navegar por outros assuntos que acredite que seja extremamente útil a ele. Assim, apresentara conteúdos complementares ao assunto tratado, o que lhe trará muita relevância.

Quanto mais tempo seu leitor passar dentro do seu blog, lendo artigos, vendo vídeo aulas e se relacionando com você, mais lhe tornara em uma autoridade no assunto, você vai criando um laço de confiança e credibilidade com ele, assim se tornando muito mais fácil essa relação.

Então, é isso, vamos recapitular:

  1. Se organize, pense e depois escreva;
  2. Escreva seu artigo para pessoas;
  3. O conteúdo começa com o título;
  4. Palavra-Chave não pode ser o foco;
  5. Trabalhe com boas imagens e de qualidade;
  6. Não esqueça os subtítulos;
  7. Links internos.

Agora é preciso se concentrar, se preciso leia novamente com mais atenção e, acima de tudo, agir.  Se acha que precisa de uma ajuda para fazer tudo o que te mostrei e muito mais, entre em contato comigo, terei muito prazer em ajudar.

Se puder, compartilhe sua opinião nos comentários aqui abaixo e não se esqueça de se inscrever na lista de e-mails para receber novos artigos. Um forte abraço e até o próximo.

7 dicas de como escrever um bom artigo para blog
Avalie esse artigo
Vem comigo

Bruno Cortes

Expert em Vendas Online | Marketing Digital em Bruno Cortes
Formado em Tecnologia da Informação, Gerente de E-Commerce e Especialista em Vendas Online, sou uma pessoa que respira o mundo online, com minha Consultoria em Marketing Digital venho ajudando empresas e pessoas a estruturar seus negócios para ganhar dinheiro na internet.
Vem comigo